Teófilo Otoni / MG - sexta-feira, 07 de maio de 2021

Login para pacientes

Clique no botão "Acessar" para visualizar seus documentos médicos.

Acessar

Artigos

 

        OSTEOPOROSE ( DICAS DE PREVENÇÃO )

Como diziam os mais velhos: prevenir é melhor do que remediar! E se você pensa que isso vai exigir grandes esforços, estáenganado. Pequenas atitudes e cuidados são capazes de proteger contra o surgimento desta doença. Mesmo que você nunca tenhacolocado em prática nenhuma das dicas, não desanime. Nunca é tarde demais!

1) Evite quedas e acidentes domésticos. Pequenos acidentes em casa podem ocasionar fraturas sérias em pessoas que têmtendência ou já estão em processo de osteoporose.

2) Evite o sedentarismo. Faça exercícios físicos.

3) Alimente-se corretamente. Tenha uma dieta equilibrada e rica em laticínios, peixe, vegetais verdes, legumes, frutas.

4) Tome sol pelo menos por 15 minutos todos os dias. O melhor horário é das 11h ao meio-dia.

5) Não fume! O cigarro acelera a perda de massa óssea.

6) Evite bebidas alcoólicas! A ingestão excessiva de álcool acelera a perda de massa óssea.

7) Se tiver predisposição, faça exames regulares. A partir dos 50 anos, é importante medir a massa óssea por meio de exames de densitometria.

8.) Na menopausa, converse com o ginecologista ou especialista em osteoporose sobre a necessidade de suplementação hormonal, cálcio e vitamina D.

9) Atenção com medicamentos de uso contínuo que estimulem o aparecimento de osteoporose, como corticóide, anticoagulantes, antiácidos, anticonvulsivantes, entre outros, podem requerer um tratamento preventivo contra a doença.

 perguntas freqüentes

              FIBROMIALGIA


Fibromialgia caracteriza-se por dor crônica que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações. Trata-se de uma patologia relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor que atinge, em 90% dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos. A fibromialgia não provoca inflamações nem deformidades físicas, mas pode estar associada a outras doenças reumatológicas o que pode confundir o diagnóstico.

Causas

A causa específica da fibromialgia é desconhecida. Sabe-se, porém, que os níveis de serotonina são mais baixos nos portadores da doença e que desequilíbrios hormonais, tensão e estresse podem estar envolvidos em seu aparecimento.

Sintomas

* Dor generalizada e recidivante;

* Fadiga;

* Falta de disposição e energia;

* Alterações do sono que é pouco reparador;

* Síndrome do cólon irritável;

* Sensibilidade durante a micção;

* Cefaleia;

* Distúrbios emocionais e psicológicos.

Diagnóstico

O diagnóstico da fibromialgia baseia-se na identificação dos pontos dolorosos. Ainda não existem exames laboratoriais complementares que possam orientá-lo.

Tratamento

O tratamento da fibromialgia exige cuidados multidisciplinares. No entanto, tem-se mostrado eficaz para o controle da doença:

* Uso de analgésicos e antiiflamatórios associados a antidepressivos tricíclicos;

* Atividade física regular;

* Acompanhamento psicológico e emocional;

* Massagens e acupuntura.

Recomendações

* Tome medicamentos que ajudem a combater os sintomas;

* Evite carregar pesos;

* Fuja de situações que aumentem o nível de estresse;

* Elimine tudo o que possa perturbar seu sono como luz, barulho, colchão incômodo, temperatura desagradável;

* Procure posições confortáveis quando for permanecer sentado por mito tempo;

* Mantenha um programa regular de exercícios físicos;

* Considere a possibilidade de buscar ajuda psicológica.

       LER ( LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO )

Denomina-se Lesão do Esforço Repetitivo ou simplesmente LER, a lesão causada pelo desempenho de atividade repetitiva e contínua, como tocar piano, dirigir caminhões, fazer crochê, digitação etc.

A LER é uma lesão relacionada com a atividade da pessoa, e em alguns casos pode ser entendida como uma doença ocupacional, e ocorre sempre que houver incompatibilidade entre os requisitos físicos da atividade ou tarefa e a capacidade física do corpo humano. Alguns fatores de risco contribuem para a instalação desta lesão, dentre eles: movimentos repetitivos, tracionamentos, postura incorreta, içamento de pesos etc.

A LER, instala-se lentamente no organismo humano e muitas vezes passa despercebida ao longo de toda uma vida de trabalho e quando é percebida já existe um severo comprometimento da área afetada.

A digitação intensiva é uma das causas mais comuns da incidência da LER e é a que mais tem contribuído para o aumento do número de casos de doenças ocupacionais. 


Prevenção

As medidas preventivas destinadas a evitar a LER provém de estudos da adaptação ou ajustamento do meio ambiente (trabalho ou lazer) às características psico-fisiológicas ou particularidades do corpo humano. Os resultados desses estudos permitem a elaboração de projetos e a adoção de medidas apropriadas para evitar que o homem exponha sua saúde ao realizar atividades necessárias para sua subsistência ou lazer.


Dicas para evitar lesões

- A cada 25 minutos de trabalho de digitação faça uma parada de 5 minutos;
- A cada uma hora de digitação, saia de sua cadeira e movimente-se;
- Beba água regularmente ao longo do dia;
- Tenha postura adequada: ombros relaxados, pulsos retos, costas apoiadas no encosto da cadeira;
- Mantenha as plantas dos pés totalmente apoiadas no chão;
- Mantenha um ângulo reto entre suas costas e o assento de sua cadeira;
- Sua cadeira deve ser do tipo ajustável para sua altura em relação à mesa de trabalho, e seu encosto deve prover suporte             integral para suas costas.
- O assento da cadeira deve se ajustar a você e nunca deverá tocar a parte interna de seus joelhos, pois se isto ocorrer poderá       afetar a circulação do sangue em suas pernas.
- O apoio de braços para cadeira é ergonomicamente questionável, no entanto se desejá-los, certifique-se de que: os apoios         não estão muito próximos ou muito afastados; muito baixos ou muito altos.
- A cadeira é uma das peças mais importantes na prevenção de lesões, portanto não justifica economizar algum dinheiro e           adquirir algo deficientemente projetado;
- Não utilize apoio de pulso durante a digitação, pois se assim o fizer estará correndo o risco de provocar compressão nos           nervos de seu pulso (túnel do carpo); a digitação deve ser feita com os pulsos ligeiramente levantados.
- Os apoios de pulso são projetados para permitir o repouso confortável de seu pulso durante as "pausas";O monitor do               computador deverá estar a uma distancia mínima de 50 e máxima de 70 centímetros, ou de maneira prática a uma distância       equivalente ao comprimento de seu braço.
- A regulagem da altura da tela deve ser tal que se situe entre 15 e 30 graus abaixo de sua linha reta de visão.



                 COMO CORRIGIR A SUA POSTURA





Em pé, qual o modo correto de elevar pesos,
colocar ou retirar objetos de lugares altos? 


Se você elevar um peso acima da cabeça, estará agredindo tanto a cervical quanto a lombar. Para não prejudicar sua coluna, apóie o objeto pesado no seu corpo e suba em uma escada ou banquinho para depositá-lo adequadamente.


Quando tiver que realizar atividades com os braços elevados, como os professores ao escrever no quadro negro, mantenha-os na altura do ombro ou no máximo até a altura da cabeça. Se necessário, utilize uma escada, banco ou estrado. Também é recomendável não se curvar, por exemplo, para corrigir a lição do aluno, ou em situações similares.


Qual a melhor forma de proteger a coluna ao se trabalhar em pé? 


Em profissões em que é necessário trabalhar de pé, como dentistas, balconistas e outras, deve-se usar um banco alto de apoio, tendo o cuidado de colocar os pés no chão e evitar curvar a coluna.




Ao realizar atividades domésticas, trabalhos sobre mesa ou balcão? 

Evite trabalhar com o tronco totalmente inclinado. Se você trabalha em frente a uma bancada, ou se estiver passando roupa, certifique-se de que a mesa tem altura suficiente para que você não precise se inclinar. Se for necessário ficar muito tempo em pé, aconselha-se utilizar um pequeno suporte (mais ou menos do tamanho de um tijolo) para colocar alternadamente sob os pés. Em frente à pia do banheiro e ao fazer a cama, dobre os joelhos. Ao varrer ou aspirar pó ou em movimentos semelhantes, evite "torcer" a coluna.

 



Como proteger a coluna ao trabalhar agachado, no jardim, por exemplo? 

Ao trabalhar agachado, flexione os joelhos e mantenha as costas retas. Se for possível, apóie uma das mãos em um dos joelhos. Ou então, ajoelhe-se sobre uma das pernas e apóie o tronco sobre a coxa, alternando entre uma perna e outra; ou ainda, use um pequeno banco para sentar.



Como carregar mochilas, compras, malas e outros objetos pesados?

Mochilas devem ser presas às costas e não penduradas em um só ombro. As compras devem ser divididas entre as duas mãos. Malas e outros objetos pesados devem ser levados em um carrinho, que deve ser empurrado e não puxado.  


Como caminhar? 

Ao caminhar, olhe para a frente, mantendo o abdômen contraído. O tipo de sapato ideal para o dia-a-dia deve ser fechado atrás para dar estabilidade às passadas, ter o salto de base larga e leve, com altura de no máximo 4 centímetros , e de preferência, com amortecimento. Para caminhadas, utilize um tênis adequado.

 

 


Como sentar-se adequadamente? 


A cadeira ideal tem encosto reto, de forma a apoiar a região média da coluna, com abertura para as nádegas. As coxas devem estar apoiadas suavemente em todo o assento com os joelhos em 90º e os pés apoiados no chão. Não use cadeiras reclináveis.

Como sentar-se no trabalho? 

o trabalho, em frente a uma mesa ou digitando no computador, permaneça com as pernas debaixo da mesa; coloque o computador a uma altura adequada e fique com os braços junto ao corpo. Utilize um suporte para que o texto fique na altura dos olhos e em frente. Como a altura da mesa nem sempre é adequada, deve-se elevar o que está se fazendo de modo a não curvar muito a região cervical e a dorsal. Estando sentado, nunca gire para pegar um objeto às costas. E atenção: não apóie o telefone entre a orelha e o ombro pois isto força a coluna cervical.




Como dormir? 

Para dormir, a posição ideal é a de barriga para cima e, alternativamente, a de lado. Evite dormir de bruços, pois o pescoço fica torcido e há sobrecarga da região lombar. De lado, o ideal é dormir com uma perna sobre a outra, ambas semiflexionadas. Muitas vezes, não conseguimos manter um joelho sobre o outro, e encostamos o joelho que está em cima no colchão, o que causa uma torção. Neste caso, recomenda-se utilizar um pequeno travesseiro embaixo do joelho.Evite colchões macios, que não dão sustentação, e colchões muito duros, pois os ombros e o quadril ficarão mal acomodados. Para saber qual o colchão ideal, consulte as tabelas de densidade de espuma, que relacionam o peso e a altura da pessoa.




Qual a melhor postura para ler? 

A leitura deve ser feita na frente de uma mesa com um apoio para o livro. Deficiências visuais (você precisa de óculos?) devem ser corrigidas para evitar posturas inadequadas.

Como proteger a coluna ao assistir TV e relaxar em casa? 

Não assista TV na cama, mas sentado adequadamente. Algumas pessoas cochilam enquanto assistem TV e a cabeça pende, ficando numa posição que leva à dor e à contratura muscular. Para evitar, deve-se manter sempre a cabeça apoiada. Não deite de lado, com a cabeça apoiada no braço do sofá. Não sente no chão, pois não há altura para as pernas. 




E ao dirigir? 

Use os espelhos retrovisores para não torcer o pescoço. Regule o banco de modo a acomodar a coluna o mais próximo da posição vertical; a distância dos pedais não deve ser muito grande, para que você não precise se esticar, o que também afeta a postura.




Como levantar corretamente da cama? 

Quando você acorda, sua coluna está em relativo repouso. Assim, procure levantar calmamente, para não agredi-la. Sem levantar a cabeça, fique deitado de lado, dobre as pernas e impulsione o corpo com a mão, ao mesmo tempo em que coloca as pernas para fora da cama.





Estando em pé, qual a melhor maneira de levantar e carregar pesos? 

Ao erguer um peso, abaixe-se, flexionando os joelhos até em baixo sem curvar a coluna. Se o objeto for volumoso e pesado, carregue-o junto ao tronco. Se possível, coloque o objeto em um carrinho e empurre-o ao invés de carregá-lo.





COMO CUIDAR DO SEU GESSO





Siga sempre as orientações do seu médico! 


  • Espere o gesso secar, se possível, ao sol e mantenha-o descoberto até que esteja completamente seco (24 - 48 horas);

  • Mantenha o membro imobilizado 
  • na posição orientada pelo médico;



Ao tomar banho, proteja o gesso de forma que o mesmo não entre em contato com a água (não molhar);



  • Não coloque nenhum objeto dentro do gesso, como por exemplo: caneta, lápis, régua e outros objetos pontiagudos;
  • Não apóie o membro imobilizado sobre nenhum local rígido, se não for autorizado pelo seu médico;

  • Movimente os dedos das mãos ou dos pés e demais articulações ("juntas"), não-imobilizadas, em todas as direções, várias vezes ao dia;


  • Procure atendimento médico urgente se:
    - o gesso estiver apertado, com inchaço e palidez nos dedos;
    - o gesso estiver amolecido quebrado;
    - sentir dor forte e contínua, com dormênciaou formigamento;
    - apresentar febre.


Não retire a imobilização (gesso) sem recomendação médica.

 

Faça o agendamento de suas consultas online. Clique ao lado para ver os horários disponíveis.

Marcar consulta